WhatsApp (51) 99623.8027
WhatsApp

TREINAMENTO DE REGRAS GERAIS PARA DETERMINAR A NCM (CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS)

Julho de 2023
TREINAMENTO DE REGRAS GERAIS PARA DETERMINAR A NCM (CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS)

O desenvolvimento do comércio exterior impulsionou a criação de nomenclaturas de uso comum entre as nações, a fim de se afastarem os obstáculos causados pelas diversidade culturais e de linguagem, facilitar a fiscalização das operações mercantis e também de se estabelecerem políticas tarifárias e de estatísticas coerentes e unificados. Os países membros do Mercosul adotam, desde janeiro de 1995, a Nomenclatura Comum do MERCOSUL(NCM), que tem por base o Sistema Harmonizado.

É um método internacional de classificação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e respectivas descrições.

A Dimel, visando estar sempre atualizada quanto a mudanças, periodicamente investe em treinamentos dos mais diversos assuntos para garantir total preparo de seus colaboradores quanto ao que o mercado exige. Visando sempre garantir segurança jurídica tanto para a empresa quanto aos seus parceiros comerciais. 

Por isso que no dia de hoje, as colaboradoras dos setores Fiscais e de Qualidade da Dimel, receberam o treinamento sobre Regras Gerais para determinar NCM ministrado pela Dra. Márcia Rodrigues. Especialista em Direito Tributário pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e consultora tributária há mais de 35 anos.

Foram abordados assuntos como: Nomenclatura, sistema harmonizado, notas, estrutura, TIPI e muitos outros roteiros práticos do dia-a-dia dos setores que envolvem o assunto. 

Agradecemos as colaboradoras pelo empenho em mais este treinamento proporcionado pela Dimel.

Parceiros Dimel