WhatsApp (51) 9855-0282
WhatsApp

A ginástica da Inteligência: conheça os benefícios de jogar Xadrez

Maio de 2022
A ginástica da Inteligência: conheça os benefícios de jogar Xadrez

Você sabia que o Xadrez é considerado a Ginástica da Inteligência?

Com o grande intuito de promover conhecimento, visibilidade e oportunidades, a Dimel assumiu o compromisso de promover Oficinas de Xadrez nas Escolas Municipais de Estância Velha e também no Colégio Luterano Arthur Konrath.

As aulas são ministradas pelo instrutor Norberto Schmidt e já começaram!

Segundo o próprio instrutor, elas têm despertado, nas crianças e adolescentes, o interesse por um mundo lógico e estratégico, que estimula, pelo menos, cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo.

Continue a leitura e conheça mais sobre o Xadrez.

Afinal, quais são os benefícios de jogar xadrez?

O xadrez é um dos jogos mais antigos do mundo, datando de mais de 1500 anos.

Ao longo dos anos ele evoluiu, à medida que se espalhou ao redor do mundo, até chegar no jogo que jogamos hoje em dia.

Essa evolução e idade do jogo é devido aos seus inúmeros benefícios, principalmente relacionados ao reforço da capacidade cognitiva de um indivíduo.

Por ser uma atividade jogada diariamente ao redor do mundo inteiro, ela também pode ser considerada uma ferramenta que promove a união de pessoas de diferentes culturas e conhecimentos através de um jogo.

Você conhece os benefícios de jogar xadrez? Conheça #5 deles.

Benefício #1 - Estimula o raciocínio lógico

Como você sabe, o xadrez é um dos jogos mais antigos do mundo, que evoluiu para o que jogamos atualmente.

Além de unir pessoas de diferentes idades e culturas, jogar xadrez estimula o raciocínio lógico rápido e imediato, bem como estratégico.

Afinal, o grande objetivo do jogo, para quem não sabe, é “matar” o rei de seu oponente.

Através de jogadas estratégicas, é possível vencer o jogo em apenas cinco jogadas, sabia disso?

Em resumo, através do jogo, o jogador é estimulado a exercitar o seu raciocínio para encontrar meios adequados de alcançar seus objetivos.

Benefício #2 - Organização e agilidade

O xadrez é um jogo antigo e repleto de regras que, se não forem memorizadas e colocadas em prática de maneira organizada, podem prejudicar o seu jogo.

Por conta disso, jogar xadrez permite o aprendizado sobre organização de diversas tarefas com um objetivo em comum - o que também exercita o raciocínio, citado anteriormente.

Benefício #3 - Planejamento e previsão

Por ser um jogo cujas regras são claras e válidas para ambos os jogadores, é possível prever, através de uma análise metódica do jogo, quais serão os próximos passos do seu adversário.

Dessa maneira, é possível construir, em sua própria mente, um planejamento que preveja as possíveis consequências dos atos de seu adversário, bem como do próprio jogador em questão.

Benefício #4 - Tomada de decisões vinculadas à resolução de problemas

Por ser um jogo de cunho estratégico, através do planejamento ao longo do jogo é possível prever as decisões a serem tomadas para solucionar possíveis e atuais problemas das jogadas.

Com o foco no objetivo e conhecimento das regras, o jogador consegue estimular o seu cérebro para essa habilidade.

Benefício #5 - Planejar metas e objetivos e estratégias para alcançar o sucesso

Assim como em nossa vida, jogar xadrez também proporciona traçar metas, prever obstáculos e almejar o objetivo final.

Durante o jogo, o jogador e seu adversário constantemente modificam o rumo das jogadas, o que exige agilidade e destreza das capacidades cognitivas dos jogadores.

Conheça o Projeto “Oficinas de Xadrez” da Dimel

A Dimel tem o compromisso de ajudar a todos ir além, por isso criou o projeto de “Oficinas de Xadrez” nas escolas municipais de Estância Velha e no Colégio Luterano Arthur Konrath.

Através deste projeto, a Dimel busca promover o exercício da “ginástica da inteligência” por crianças e adolescentes ao jogar xadrez.

Além disso, do ponto de vista pedagógico, é inegável que este esporte estimula, pelo menos, cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo, conforme foi possível compreender anteriormente.

As crianças são o nosso futuro!

As Escolas Municipais de Estância Velha e o Colégio Luterano Arthur Konrath, recebem as aulas, ministradas pelo instrutor Norberto Schmidt.

Elas despertam, nas crianças e adolescentes, o interesse por um mundo lógico e estratégico.

Entre em contato
Para Orçamentos e Dúvidas

Parceiros Dimel